Projeto interdisciplinar de Geografia e História
Educadores responsáveis José Carlos Nasr e Vitória Almeida Machado
Breve histórico sobre os países envolvidos
Eixo
e suas motivações
Durante a Segunda Guerra Mundial, os países participantes se dividiam em duas alianças, a dos Aliados e a do Eixo.
Os três principais países aliados do Eixo eram o Japão, a Itália e a Alemanha, os quais oficializaram sua tríade assinando o Pacto Tripartite, em Berlim (1940).
Os três países tinham ideologias autoritárias semelhantes, o fascismo e o nazismo.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha havia sofrido com a derrota e ainda se sentia humilhada pela Lei de Versalhes, que punia-a por ser a responsável pelo início da Guerra. Na década de 1930, o líder da Alemanha Nazista, Adolf Hitler encontrou-se com Benito Mussolini, líder da Itália Fascista, o qual lutou ao seu lado contra os Aliados.
Alguns dos fatores que motivaram a Alemanha Nazista na guerra foram a expansão territorial da Alemanha, a quebra dos acordos ocorridos após a Primeira Guerra e a neutralização do comunismo soviético.
O Japão oficialmente começou a atuar na guerra após o ataque de Pearl Harbor, contra os Estados Unidos, em 1941. A rivalidade entre os EUA e o Japão continuou até o fim da guerra, quando bombas atômicas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Benito Mussolini aspirava reestabelecer um "Império Romano" no Mediterrâneo, e foi com essa ambição que ele planejou invasões italianas, declarando guerra contra França e Grã- Bretanha. Com o foco principal em expansão territorial e poder, a Itália mudou de lado no meio da guerra, se juntando aos Aliados.
Aliados
e suas motivações
França
A Batalha da França foi a invasão alemã em maio de 1940 durante a segunda guerra mundial. Hitler considerava a França a maior ameaça da Europa continental no ocidente foi conquistada com uma incrível rapidez. Os países aliados não conseguiram derrotar as forças alemãs, pois elas eram muito poderosas, por isso todos acabaram sucumbindo de uma forma constrangedora.
A Itália declarou guerra à França, quatro dias depois a França foi completamente ocupada.
Nos planos de Hitler, a conquista da França era vital. Pois ele pensava que uma vitória contra os franceses e o isolamento do Reino Unido, poderiam deixa-lo fazer uma negociação dos termos britânicos, permitindo a invasão nazista.
Durante a batalha da França, os alemães atacavam a Holanda e a Bélgica, mas o principal movimento acontecia na região de Ardenas. Essa estratégia tinha como objetivo atacar a parte mais enfraquecida da linha de defesa do solo francês. O ataque nas Ardenas mobilizou 134 mil soldados com 1.222 carros de combate.
Esse ataque pelas Ardenas deixou a linha de defesa da França totalmente despreparada, pois era a posição mais fraca de todo o território francês. A batalha da França acabou com a vitória da França em 25 de junho de 1940.
União Soviética
No inicio a União Soviética estava aliada a Alemanha nazista, mas após alguns desentendimentos, a União Soviética trocou de lado se unindo aos Estados Unidos ganhando a guerra.
A União Soviética foi uma das grandes vencedoras, ao lado dos Estados Unidos. Os dois países foram os grandes ganhadores da guerra, entretanto um deles, Estados Unidos, defendia a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética defendia a ideologia comunista.
Estados Unidos
A segunda guerra mundial teve seu inicio em 1939 e durou até 1945 dado ao fato do alemão Adolf Hitler (que foi o líder dos conhecidos como nazistas) ter declarado invasão a Polônia, durante algum tempo os Estados unidos não estavam presentes na guerra, mas foi a partir de 1941 que o presidente Franklin Roosevelt enviou tropas americanas para Europa. Mas não estavam completamente na guerra ainda, mas algum tempo depois o Japão organizou um ataque a base de Pearl Harbor, no Havaí, que era de domínio americano, esse ataque ficou conhecido como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, se baseava em lançar seus aviões contra a base americana, o ataque deu certo a base americana foi completamente devastada e o Japão teve perda de cerca de 29 aviões. A partir daí os EUA começaram a enviar tropas e mais tropas para ajudar o lado dos países aliados, mas também tivemos outro motivo para tal entrada. A cerca de algum tempo o presidente norte-americano vinha formando uma serie de acordos com o primeiro ministro inglês Winston Churchill, um dos documentos assinados por eles foi a carta do atlântico, que tinha sua base totalmente contraria a ideologia e politica totalitária nazifascista. Com a entrada dos EUA na guerra a vitória dos países aliados foi confirmada, pois eles possuíam um forte e organizado exercito pronto pra combate, contudo obtiveram sua primeira vitória em 1942 que foi na batalha de Midway contra a marinha japonesa, outa importante vitória dos EUA nessa guerra foi em 1943 que ocorreu na África ( mais especificamente no Egito) que ficou conhecida como a batalha de El Alamein onde venceram as tropas alemãs, mais uma vitória américa foi na reconquista de paris também em 1943 que estava tomada pelos alemães. O principal acontecimento da segunda guerra e mais marcante foi a bomba nuclear usada pelos EUA ao final da guerra nas cidades de Hiroxima e Nagasáqui, com o objetivo de destruir as cidades (que por sinal deu bem certo) acabaram causando uma destruição ambiental e humana ate então nunca vista antes e assim foi iniciada uma nova fase na historia do mundo.
Reino Unido
Vale lembrar que Reino Unido, ao contrário do que muitos pensam não é apenas a Inglaterra. Mas sim o conjunto de quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. E desta forma representada é que combateu na Segunda Guerra Mundial. Conhecida como as forças Britânicas.
Haviam passado mais de dois anos que o Reino Unido lutava quando os japoneses realizaram o ataque a Pearl Harbor. Havia guarnições britânicas dispostas nas regiões da Malásia, Hong Kong, Shanghai, entre outras. Sob o comando de Winston Churchill, tinha combatido a Alemanha e a Itália durante um ano sem o apoio militar de qualquer aliado. E esta guerra européia era a principal preocupação britânica, e por isso suas posses no Pacífico ficaram sem um número necessário de tropas e todo aparato militar.
As tropas estadunidenses somente seriam um apoio eficaz na guerra da Europa em 1943.
O Reino Unido não deixou de apoiar seu principal aliado na Guerra do Pacífico, designando uma força considerável para o combate.
Com a vitória dos Aliados, em 1945, o reino Unido estava devastado fisicamente e financeiramente, e sua emissão de uma força para ocupar o Japão, foi apenas simbólica.
A Economia somente teve ares de recuperação com a execução do Plano Marshall, aplicada após o término da Segunda Guerra.
Participação do Brasil na Guerra
Como era o Brasil nessa época e Porque o Brasil entrou na Guerra do lado dos Aliados?
O Brasil nessa época estava vivendo o Estado Novo, cujo presidente era Getúlio Vargas, que conseguiu permanecer no cargo após dar um golpe de estado. Essa nova fase do seu governo era mais uma ditadura mesmo, já que ele mandava em tudo e não aceitava outros concorrentes (outros partidos políticos), além, de fechar o Congresso Nacional. Resumindo o Brasil não estava em um momento muito bom pois mesmo com toda a propaganda de Vargas e algumas melhorias na saúde, educação... Ainda existia muita insatisfação popular, mesmo ele mandando prender seus opositores. Mas mesmo assim o Brasil entrou na Guerra. Ele era muito “amigo” da Alemanha e dos Estados Unidos, então preferiu ficar neutro no início, o problema era que os Estados Unidos queria construir uma base militar no território brasileiro, que recusou de primeira, mas sabendo que os norte americanos estavam pensando em um ataque ao Brasil, resolveu ceder e se juntar à Guerra ao lado dos Aliados. Vale lembrar que alguns navio brasileiros haviam sido afundados por submarinos alemães, mesmo o Brasil estando neutro ainda.
Batalha do Monte Castello (Batalha do Brasil na Segunda Guerra Mundial)
O Brasil teve algumas batalhas na segunda Guerra Mundial, porém a principal e mais conhecida é a Batalha do Monte Castello
Essa é talvez a batalha que ficou mais conhecida do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Com o exército expedicionário Brasileiro e a esquadrilha aérea (criada durante a guerra), além, da ajuda dos soldados norte americanos, os Aliados conseguiram tomar o Monte Castello, região que fica no centro-norte da Itália, o que ajudou muito a Tríplice Aliança a conseguir dominar o país inteiro para conseguir chegar no Império Alemão
Em detalhes:
O Brasil havia recém criado sua força aérea e tinha pilotos inexperientes, principalmente em guerra, e um do maiores problemas era que, os Aliados queriam dominar a região de Bolonha até o final do ano (estavam em novembro), porém lá é uma região muito montanhosa, e os brasileiros não estavam acostumados a voar no meio de montanhas tão grandes quanto lá na Itália, já que aqui no Brasil não temos esses lugares muito altos. E se pra quem está no ar as montanhas já apresentam dificuldade, imagina no chão, nossa Força Expedicionário com o exército norte americano teve que escalar o Monte Belvedere, que além das dificuldade naturais, existiam também, trechos bombardeados, minas terrestres, artilharia alemã... Sem contar que os soldados levavam cerca de 25 quilos de armamento e proteção. No fim da "escalada" o exército aliado se viu frente a frente com o acampamento inimigo, que por sinal estava muito bem defendido, pois havia uma linha de metralhadoras alemãs para fuzilar qualquer um que tentasse algum ataque (inclusive esse lugar ficou conhecido como "corredor da morte" pelos soldados Aliados).
Os aliados tentaram três investidas antes do fim do ano, porém todas acabaram em desastre, com muita baixas, os problemas naturais atrapalhavam muito o exército, por causa do nevoeiro os aviões não podiam dar suporte aéreo, os tanques atolavam na neve e o frio era um dos principais fatores que atrapalhava, principalmente os brasileiros, já que no Brasil não temos o frio que fazia lá na Itália, principalmente em cima de uma montanha (a temperatura podia chegar a -20°C) Algumas batalhas com ajuda dos norte americanos e até sem (só com o exército brasileiro) os Aliados não conseguiram invadir o Monte Castello até o fim do ano e pior teve muitas baixas, porém aquela região era muito rica e precisava ser conquistada, então veio a quarta tentativa, juntando todas as forças disponíveis na
península italiana, e mesmo depois de todas aquelas baixas e do medo que elas geraram, os Aliados em 12 horas, no dia 21 de fevereiro de 1945 dominaram a região, conseguindo uma grande vitória para acabar com a Guerra
Curiosidades
O Brasil foi o único país da América Latina a entrar na Guerra.
A força expedicionária brasileira (FEB) foi criada durante a Guerra. - Os soldados brasileiros eram chamados de pracinhas.
Os brasileiros não ganharam apenas a Batalha do Monte Castello, também ganharam as batalhas de: Massarosa, Camaiore, monte Prano, monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano Su Parano, Collecchio e Fornovo.
De costas para o fotógrafo, o Capitão Franco Ferreira. Foto: Sívio S. da Fonseca, Wikipedia.
Final de setembro, 1944. Foto: Durval Jr, Wikipedia.