Projeto interdisciplinar de Geografia e História
Educadores responsáveis José Carlos Nasr e Vitória Almeida Machado
Neonazismo
O neonazismo é uma ideologia que se baseia nos ideais nazistas já estabelecidas, a fim de ter mais sintonia com atualidade. Se espalhando primeiramente em partes da Europa, como a Itália, França Alemanha e Inglaterra logo chegando aos Estados Unidos, onde teve grande crescimento, e mais adiante, no Brasil.
O nazismo é o nome de uma ideologia política disseminada pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Como muitos já sabem, essa ideologia logo se espalhou por toda a Alemanha sob o comando de Adolf Hitler, este que foi o líder de um regime autoritário nazista, que foi a causa de vários marcos na história, como o holocausto e a Segunda Guerra Mundial.
Neonazismo é a ideologia que faz resgate aos elementos do nazismo, tal ideologia surgiu após a Segunda guerra mundial.
Os neonazistas se inspiram nos ideais nazistas, porém modificando-os em alguns aspectos.
Em grande maioria esses ideais são utilizados para promover o ódio contra diferentes grupos da sociedade, um exemplo é, a maior parte das minorias como, negros, mulheres, homossexuais, comunistas e etc.
Partidos Políticos Neonazistas
Aliança Nacional (EUA)
Fundada em 1974 pelo físico William Luther Pierce, enaltece os feitos de Hitler. Morto em 2002, Pierce era amigo de George Lincoln Rockwell, líder do Partido Nazista Americano (fundado em 1959) e autor da expressão “white power” (“poder branco”), popular entre grupos que pregam a supremacia dos brancos.
Frente Nacional (Inglaterra)
Partido político britânico de extrema direita, surgiu nos anos 70 e ganhou força a partir dos anos 80. Aceita somente membros de cor branca. Apesar de negar publicamente ter diretrizes neonazistas, trabalha em parceria com a comunidade virtual Stormfront, dos EUA, conhecida por pregar a supremacia ariana.
Stormfront (EUA)
Comunidade virtual iniciada em 1990 com o objetivo de promover discussões sobre a supremacia branca. Tem mais de 60 mil membros em todo o mundo, incluindo brasileiros, que usaram o site para contestar o título de Miss Universo 2011, conquistado pela negra Leila Lopes, de Angola, por exemplo.
Os Grupos Neonazistas
Os Skinheads
Um grupo muito conhecido é o dos skinheads, formado nos anos 1960 na Inglaterra por jovens de classe média baixa que, originalmente, não promovia ideais racistas. Mas, na década seguinte, devido à recessão econômica e à fragilização da relação com imigrantes, o grupo se uniu ao partido neonazista inglês Frente Nacional – em inglês, National Front –, que promovia a
superioridade branca. A partir de então, são diretamente associados a ideais neonazistas, fascistas e de extrema-direita.
Ku Klux Klan
Outro grupo, também muito famoso historicamente, é a Ku KluKlan, conhecida como KKK. A Ku Klux Klan foi um grupo secreto racista, chamado de clã, com ideais de extrema-direita. Prega o ultranacionalismo, a supremacia branca, anti-imigração, o antissemitismo e tem um histórico de violência grande nos Estados Unidos. Esses ideais mais ou menos presentes nas três formas em que o clã se desenvolveu no país. branca, anti-imigração, o antissemitismo e tem um histórico de violência grande nos Estados Unidos.
Neonazismo no Brasil
A ebulição do movimento punk foi o que ocasionou o influxo do neonazismo. Durante o movimento punk, o rock n’roll foi utilizado como uma forma de transmitir diferentes mensagens e ideais. Um dos principais exemplos de grupos sociais que se beneficiaram com o movimento punk é a subcultura dos Skinheads (significando “cabeças raspadas”, em português). Skinhead foi também um movimento, criado em 1960 no Reino Unido, com seus representantes fazendo parte da classe operária, em sua maioria. Essa subcultura sofreu alterações extremas, em consequência disso, diversas misturas e conflitos se ocasionaram. Diversos grupos de Skinheads começaram a implementar ideais neonazistas. Também houve certos conflitos relacionados com o movimento punk, o que ocasionou uma grande rivalidade. Atualmente, o termo “skinhead” é utilizado para se referir a pessoas fascista e/ou neonazistas, mesmo sendo que nem todos grupos de skinheads sigam essa ideologia. Nos anos 1980, a subcultura dos skinheads foi divulgada em diferentes lugares do mundo, se popularizando bastante nos Estados Unidos depois na América do Sul e em seguida, no Brasil.
Crescendo bastante na região sul e sudeste do país são conhecidas duas faces do neonazismo que atuam no país, uma das duas são os grupos ativistas políticos, enquanto o outro se caracteriza pela agressão física dos grupos-alvo. Negros, mulheres, homossexuais, imigrantes e pessoas de religião distinta são os principais grupos atacados pelos neonazistas.
Os “intelectualizados” agem de forma mais elitizada, eles se dedicam ao ativismo político e a produção cultural do movimento, usando o poder e influência de políticos e militares, sem contar os profissionais liberais e os universitários que participam do movimento.
Os que agem de forma mais agressiva geralmente atuam de forma mais clandestina, a maioria das vezes formado por gangues de jovens e pessoas da classe média baixa e raramente fazem ataque às minorias.
Hoje em dia existem cerca de 334 grupos neonazistas que atuam pelo país, a maioria se encontra no Sul e no Sudeste (principalmente no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná). Estima-se que mais de 500 mil brasileiros leem material com conteúdo neonazista, enquanto 4 ou 5 mil são praticantes.
Os grupos neonazistas mais conhecidos no brasil são os carecas do ABC, White Power (grupo de skinheads), Partido Nacionalista Revolucionário Brasileiro (PNRB), Carecas do Brasil e Soberanos da Revolução (SDR).
Neonazistas
O Perfil do Neonazismo brasileiro - Contra o Racismo e a Intolerância
fonte: HistoriAção Humanas Prof. Jener Cristiano