Projeto interdisciplinar de Geografia e HistĂłria
Educadores responsåveis José Carlos Nasr e Vitória Almeida Machado
ResistĂȘncia Europeia ao nazismo
A maioria dos membros da resistĂȘncia eram trabalhadores, principalmente intelectuais, religiosos, operĂĄrios e algumas pessoas do exĂ©rcito.
Alguns atos marcaram a revolução contra o nazismo, a desobediĂȘncia das pessoas, pessoas que frequentavam missas que eram proibidas e oferecer abrigo para os judeus.
Vårios alemães ajudavam os judeus a fugir da Alemanha para escaparem dos campos de concentração.
ResistĂȘncia Francesa
ResistĂȘncia Francesa, chamada na França de La RĂ©sistance, designa o conjunto de movimentos e redes que durante a Segunda Guerra Mundial prosseguiu a luta contra o Eixo e os seus delegados colaboracionistas desde do armistĂcio do 22 de Junho de 1940 atĂ© Ă Liberação em 1944. Seus membros eram conhecidos como partisans.
Partisans significa partidĂĄrio, esse grupo da resistĂȘncia contra os nazistas surgiu na Espanha e esta ligada com a guerrilha.
Ficaram conhecidos pelos seus ataques a tropas nazistas, fazendo ataques surpresa e florestas, execuçÔes em alguns acampamentos militares (normalmente com armas brancas), montagem de armadilhas e roubando carregamentos de suprimentos.
A ResistĂȘncia foi um movimento formado por franceses que nĂŁo aceitavam a submissĂŁo do Estado FrancĂȘs ao poder nazista, e que se encontravam desiludidos com PĂ©tain e com a polĂtica colaboracionista. A instauração da Revolução Nacional pĂŽs fim aos partidos e aos sindicatos, para servir os ditos interesses "patriotas", forçando os dispersos grupos de resistĂȘncia a unirem-se na luta contra o inimigo comum, para alcançarem a libertação do paĂs.