top of page
Captura_de_Tela_2020-08-10_às_21.03.28.

Resistência Europeia ao nazismo

Formas de resistência: Programa acadêmico

A maioria dos membros da resistência eram trabalhadores, principalmente intelectuais, religiosos, operários e algumas pessoas do exército.


Alguns atos marcaram a revolução contra o nazismo, a desobediência das pessoas, pessoas que frequentavam missas que eram proibidas e oferecer abrigo para os judeus.


Vários alemães ajudavam os judeus a fugir da Alemanha para escaparem dos campos de concentração.

Formas de resistência: Texto

Resistência Francesa

Resistência Francesa, chamada na França de La Résistance, designa o conjunto de movimentos e redes que durante a Segunda Guerra Mundial prosseguiu a luta contra o Eixo e os seus delegados colaboracionistas desde do armistício do 22 de Junho de 1940 até à Liberação em 1944. Seus membros eram conhecidos como partisans.


Partisans significa partidário, esse grupo da resistência contra os nazistas surgiu na Espanha e esta ligada com a guerrilha.
Ficaram conhecidos pelos seus ataques a tropas nazistas, fazendo ataques surpresa e florestas, execuções em alguns acampamentos militares (normalmente com armas brancas), montagem de armadilhas e roubando carregamentos de suprimentos.


A Resistência foi um movimento formado por franceses que não aceitavam a submissão do Estado Francês ao poder nazista, e que se encontravam desiludidos com Pétain e com a política colaboracionista. A instauração da Revolução Nacional pôs fim aos partidos e aos sindicatos, para servir os ditos interesses "patriotas", forçando os dispersos grupos de resistência a unirem-se na luta contra o inimigo comum, para alcançarem a libertação do país.

Formas de resistência: Texto
bottom of page