top of page

Hábitos culturais e artísticos

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo foi dividido em dois blocos políticos-militares que eram liderados por duas superpotências emergentes: ​EUA e URSS. Graças ao esforço de ampliação da área de influência econômica, política e ideológica dos EUA, a ​cultura norte-americana foi introduzida em países latinos-americanos e também países da Europa.


Um espírito de otimismo e esperança, que foi reforçado pela prosperidade econômica norte-americana pós guerra, foi espalhado pelo mundo Ocidental, criando um novo modo de viver e encarar as coisas foi proporcionado a partir da produção em massa de bens manufaturados de uso pessoal e doméstico.

Hábitos culturais e artísticos: Programa acadêmico

Sociedade e cultura nos anos 1950

No Brasil, essas transformações foram se desenvolvendo ao longo da década de 1950, e alteraram o consumo e o comportamento da população que habitava os grandes centros urbanos.
O entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo, implicou com o impulso a vários movimentos no campo artístico. Eram novas formas de pensar e fazer o cinema, o teatro, a música, a literatura e a arte que se aprofundaram, como revisão do que fora feito até
então.

Hábitos culturais e artísticos: Imagem
Captura_de_Tela_2020-08-18_%C3%83%C2%A0s_18.31_edited.jpg

Sociedade e cultura nos anos 1950

No caso do cinema, as populares chanchadas, comédias musicais produzidas pela Atlântida, empresa criada nos anos 40, tiveram seu auge nos anos 50, e seus atores foram consagrados pelo público. O teatro de revista, que também misturava humor e música, fazia bastante sucesso. Apesar de originárias da década de 1940, as experiências tanto de um cinema industrial, como foi o caso daquele produzido pela Vera Cruz, quanto de ,um teatro menos popular, como o do Teatro Brasileiro de Comédia, ainda perduraram ao longo dos anos 50.

Hábitos culturais e artísticos: Imagem

Arte, cultura e sociedade

anos 40 e 50

Hábitos culturais e artísticos: Vídeo

A arte pop alemã após a segunda guerra

após a segunda guerra

Entre os artistas da Alemanha Oriental, houve inicialmente um resgate de tradições da década de 1920.
O antigo ideal de abolir as fronteiras entre vida e arte pareceu de início atraente a uma série de artistas jovens. Mas logo a concepção socialista do "real" e a exigência de fidelidade partidária levaram à criação de uma arte não oficial, que logo viria a enfrentar problemas com a vigilância estatal.

Hábitos culturais e artísticos: Imagem

Expressionismo Alemão

Mundo Artes

Hábitos culturais e artísticos: Vídeo

 Pinturas marcantes sobre a segunda segunda guerra mundial​:

Defensores da fortaleza de brest (1951)
Despedida de Eslava (1974).
Heroína do Exército Vermelho na Batalha de Stalingrado (1984).
Hábitos culturais e artísticos: Galeria

Entenda a diferença entre a arte no tempo da segunda guerra e a arte atual

No período atual, a arte é algo repleto de coisas fantasiosas e abstratas, podendo ter ou não um grande significado por trás.
Antigamente as obras retratavam as coisas de formas mais “glorificadas e amigáveis”, isso por conta do rígido governo que tinham durante a segunda guerra. O conceito de política na arte hoje é vista de uma forma diferente e bem mais aceitável, já que hoje a liberdade de expressão está muito mais “forte e presente” nas leis.
Hoje também, graças a modernidade, a arte é feita por meios muito diferentes, sendo feitos em computadores, mesas digitalizadoras, tablets...

Hábitos culturais e artísticos: Imagem
bottom of page