Projeto interdisciplinar de Geografia e História
Educadores responsáveis José Carlos Nasr e Vitória Almeida Machado
O grande ditador
Data de lançamento desconhecida / 2h 05min / Comédia
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard
Nacionalidade EUA
Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas. Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.
O triunfo da vontade
Data de lançamento: 28 de março de 1935 (Alemanha)
Direção: Leni Riefenstahl
Produção: Leni Riefenstahl
Cinematografia: Walter Frentz, Sepp Allgeier, Willy Zielke, MAIS
O filme começa com um avião alemão passando por toda a Alemanha e logo em seguida mostra uma reunião dos exércitos de hitler e mais o povo alemão, todas as pessoas seguravam bandeiras nazistas e músicas patriotas em homenagem a hitler em um pedestal.
O filme superestima as ações de hitler tratando-o como uma autoridade máxima na alemanha, o filme mostra cenas de hitler discursando, em seus discursos ele movimentava multidões, e o público ia a loucura, quando seu discurso chegava pras pessoas pelo rádio os mesmos iriam pra fora de casa gritar seu nome.
Um fato importante de ser ressaltado é de que todas as imagens do filme são reais.
O Capanga de Hitler(Hitler's Madman)
Data de lançamento desconhecida / 1h 24min / Drama, Guerra
Direção: Douglas Sirk
Elenco: Patricia Morison, John Carradine, Alan Curtis
Nacionalidade EUA
No começo do filme, Reinhard Heydrich, o chefe da polícia da Alemanha nazista, é assassinado por rebeldes tchecos. Em pleno clima de combate militar, a vingança dos alemães vem logo em seguida, por meio da vendeta ao povo da Tchecoslováquia pelos nazistas e a intervenção de Heinrich Himmler.
Confissões de um Espião Nazista
Data de lançamento: 27 de abril de 1939 (Beverly Hills)
Direção: Anatole Litvak
Música composta por: Max Steiner
Produção: Robert Lord
Roteiro: John Wexley, Milton Krims
É um filme com um grande alvo antinazista.
Esse filme começa com um agente da FBI chamado Edward G. Robinson, que investiga uma rede de espionagem nazista que se infiltrou nos Estados Unidos para descobrir os segredos da segurança nacional. Com isso, o povo americano fica inseguro e com medo de tudo que estava acontecendo ao seu redor.
Curiosidade: Esse filme foi proibido no Brasil por questões políticas.
O pianista
Data de lançamento: 7 de março de 2003 / 2h 28min / Drama, Histórico
Direção: Roman Polanski
Elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Emilia Fox
Nacionalidades França, Reino Unido, Alemanha, Polônia
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
O zoológico de Varsóvia
Data de lançamento: 17 de agosto de 2017
Direção: Niki Caro
Elenco: Jessica Chastain, Daniel Brühl, Johan Heldenberg
O filme é inspirado em fatos reais e baseado no best seller internacional de mesmo nome. Varsóvia, capital da Polônia, em 1939 foi invadida pelas tropas nazistas que estavam expulsando os judeus de suas casas. O país estava completamente dominado pelos alemães. O zoológico, depois da invasão dos nazistas, foi comandado pelo Lutz Heck, um alemão que ficou bem próximo da família Zabinski. Antonina Zabinski, que era funcionária do zoológico e morava numa casa dentro do parque, começou a pensar como ela poderia ajudar sua amiga, que era uma judia, a se esconder em sua casa. No porão da casa havia umas jaulas e umas passagens para os animais serem transferidos, era um lugar seguro, então ela e o seu marido, que era o diretor do zoológico e fazia parte da resistência polonesa contra os nazistas, começaram a resgatar judeus e abrigá-los. Era muito arriscado resgatar os judeus, pois, o zoológico estava sendo monitorado pelos nazistas mas eles não desistiram.
Jan, usava sua direção do zoológico como influência para conseguir salvar os judeus pelos guetos. Ele ia a cidade buscar a comida dos animais e escondia os judeus embaixo desta comida, quando chegava, ao anoitecer, eles bem discretos colocavam o camião perto de uma jaula que tinha passagem para os túneis no porão da casa com as outras jaulas. Como os nazistas entravam na casa, Antonina planejou que quando ela tocasse uma certa música no seu piano era um sinal, de que havia nazistas por perto e era para os judeus ficarem quietos sem fazer um barulho, e outra música indicava que eles já tinham ido embora. No final a família Zabinski conseguiu abrigar mais de 300 judeus e apenas dois morreram durante o período da guerra. Todos os outros judeus conseguiram fugir e se refugiar.
O Menino do Pijama Listrado
Data de lançamento: 12 de dezembro de 2008
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis
Bruno é um menino de 8 anos e vivia em Berlim com sua família, o filme se passa na segunda guerra mundial e seu pai é um oficial nazista. A família decide se mudar de Berlim e vão morar em um lugar completamente isolado, onde Bruno não está nada feliz pois não tem nenhum amigo. Nos primeiros dias dentro de sua nova casa, Bruno avista de sua janela uma área grande, parecida com uma fazenda, cheia de pessoas com roupas listradas, que pareciam pijamas. Bruno perguntava para seus pais o que era aquele lugar, era um campo de concentração, mas os pais não queriam lhe contar. Como Bruno era muito curioso, decide fugir e dar uma olhada nesse local, quando ele chega nas enormes cercas ele se repara com um menino quase de sua idade, seu nome é Shmuel, os dois começam a conversar e viram grandes amigos.
Nenhum dos dois tem muita ideia do que está acontecendo. No final do filme, Bruno, sua irmã e sua mãe decidem voltar para Berlim, deixando seu pai lá, no último dia de Bruno nessa nova casa, que agora já estava acostumado, ele decide ir ver Shmuel mais uma vez. Os dois haviam virado muito amigos e Shmuel lhe contou que seu pai estava sumido, Bruno
então decide passar por baixo da cerca e ajudar seu amigo a procurar seu pai e finalmente explorar o que era aquele lugar gigante. No final aparece Bruno e Shmuel entrando num lugar fechado onde infelizmente os dois acabam morrendo.
O filme retrata bastante a parte da tortura que faziam com os judeus na segunda guerra, o quanto odiavam eles e inclusive tinha uma cena que o pai de Bruno diz que os judeus não eram nem humanos na visão dele. Da para entender um pouco do que se passa dentro dos campos de concentração, mesmo mostrando mais a visão de Bruno. Mas o jeito que tratavam os judeus e o tanto de ódio que tinham por eles foi bem representado no filme.
Invencível
Data de lançamento: 15 de janeiro de 2015
Direção: Angelina Jolie
Elenco: Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund
Em maio de 1943, um avião da Força Aérea americana caiu no meio do Oceano Pacífico após uma falha mecânica, deixando apenas escombros e um rastro de óleos para trás.
Louis Zamperini, um dos artilheiros do avião, e mais dois amigos passaram semanas vagando em um bote, lutando contra a sede, fome, ataques de tubarões, bombardeios e um tufão com ondas de mais de 12 metros de altura.
Finalmente, eles avistaram uma ilha. Porém, enquanto remavam até ela, um navio militar japonês se aproximou. Os sobreviventes foram capturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos, vivendo todas as experiências terríveis impostas pelos militares.
“Invencível” é baseado na história real de Louis Zamperini. O jovem tenente era um rebelde incorrigível quando criança e, na adolescência, canalizou seu temperamento difícil no atletismo.
O filme mostra como era a situação de prisioneiros de guerra de uma forma cruel e realista.
O Fotógrafo de Mauthausen
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2019
Direção: Mar Targarona
Elenco: Mario Casas, Richard van Weyden, Alain Hernández
O filme fala sobre um campo de concentração diferente dos que atuavam na Segunda Guerra Mundial, que aceitavam pessoas de todas as classes e formas possíveis. O campo de Mauthausen dava prioridade para receber homens com um auto grau de educação, que eram considerados intelectuais. Porque Mauthausen tinha como principal trabalho escravo gerar armas, munições, peças de aviões entre outras coisas que deixassem os alemães na frente dos seus inimigos de guerra.
O personagem principal se chama Francesc Boix, é um Espanhol militante do partido comunista que participou do exército republicano durante a Guerra Civil Espanhola. Quando ele chegou em Mauthausen ele falou para polícia nazista que além de falar Espanhol, ele também falava Alemão e que ele tirava fotos. Então os Nazistas designaram ele para ser o novo fotógrafo dos novos prisioneiros, das “propagandas” dos campos de concentrações nazistas e dos “eventos” que aconteciam lá, principalmente enforcamento, fuzilamento de quem tentava fugir do campo e morte por tortura.
O Francesc trabalhava junto com um oficial nazista que era fotógrafo e que tinha um fascínio em fotografar os prisioneiros em estados absurdos dos quais eles eram obrigados a passar.
Francesc achava que as pessoas não acreditariam se não tivessem provas visíveis de todos os horrores que aconteciam nos campos, por serem marginalizados por boa parte da população, então Francesc começou tentar guardar o máximo de fotos que ele conseguisse, tudo isso por medo que as pessoas simplesmente esquecessem desse marco na história. Eu vejo Francesc como um grande herói por ter pensando no depois, podendo fazer justiça por todas as perdas e maus tratos sofridos lá dentro e ainda nos retratando tudo pelo o que eles passaram durante a Segunda Guerra Mundial.
Anne Frank, vidas paralelas
Data de lançamento: 11 de novembro de 2019
Direção: Sabina Fedeli & Anna Migotto
Elenco: Helen Mirren, Arianna Szörényi, Sarah Lichtsztejn-Montard, Helga Weiss, Andra Bucci, Tatiana Bucci
Trilha Sonora: Lele Marchitelli
A história é baseada em cinco mulheres que sobreviveram ao Holocausto e a narração do diário de Anne Frank por Helen Mirren. O documentário é sensível, emociona, é bem dirigido, tem a força da interpretação na voz da estrela britânica e um roteiro muito interessante, principalmente para os jovens que ainda não conhecem a história inspiradora dessa esperançosa garota judia que, aos 15 anos, em 1944, foi descoberta pelos nazistas em Amsterdã, na Holanda, onde se escondia e deportada para um campo de concentração juntamente com sua família e morta em fevereiro de 1945. Vale muito a pena assistir e se inspirar com falas como esta que AF deixou na contracapa de seu diário: “Seja gentil e tenha coragem”.